Escrita Dinâmica Literária - Dicas e Sugestões
Hoje,
por aqui, vou passar algumas sugestões de escrita dinâmica na literatura.
Eu
acredito que estas dicas abaixo poderão ajudar você na hora de produzir um
texto mais dinâmico para seu livro, dê um scroll e acompanhe.
Advertência:
Aqui não há nenhuma fórmula mágica, são apenas sugestões, indicações e
observações, após muitos e muitos anos de trabalho no setor editorial...
Combinado?
1. Desenvolva personagens atraentes, que sejam INESQUECÍVEIS:
Atribua
personalidades distintas e marcantes aos seus personagens.
Ele/Ela
poderá ser alguém: enigmático, carismático, detalhista, mentiroso (ou
ao contrário, não consegue mentir e acaba se metendo em MUITOS problemas por
isso), impulsivo, cínico, egoísta, arrogante, intuitivo, visionário,
acumulador, inconveniente, desastrado, exagerado, teimoso, observador,
metódico, etc.
Ao invés de
descrever, demonstre suas características por meio de suas ações, pensamentos e
diálogos. Ou seja, o famoso “não conte, mostre”.
Em vez de: “Ele é todo organizado e metódico”.
Prefira:
“Todos os dias o relógio o desperta às 5h30,
em seguida levanta-se com o pé esquerdo (nunca com o direito) porque acredita
que melhora sua intuição. Faz sua higiene pessoal com sabonete de sândalo –
sempre. Limpa o banheiro – afinal, ele
acabou de utilizá-lo. Verifica que há
algum odor desagradável nas mãos. Em seguida, escaneia o ambiente e pensa: "preciso organizar os livros... Talvez esta semana eu os separe por cor". "Será
que o quarto está com ares e caras de “dormido” - pergunta a si mesmo. Abre a janela para deixar o
sol entrar, mas, não muito, porque pode desbotar as poltronas. Arruma a cama
enquanto a água ferve para o café, separa 4 torradas, 2 e 1/2 colheres de geleia, 1 colher de manteiga, sendo que a cor da toalha deve combinar com a cor da geleia, e levando em conta que a geleia é de damasco, a toalhinha deve ser em tons alaranjados. Come mastigando lentamente. Se preocupa: "preciso escovar imediatamente os dentes". Verifica novamente o relógio e
constata que são 5h53. Limpa com um paninho verde tudo o que se encontra na
sua mesa de trabalho, lava-o e o coloca para secar com 3 pregadores de roupa.
Às 6h00 abre o computador e começa a trabalhar. O primeiro que faz é
limpar sua caixa de entrada de e-mails e eliminar as mensagens de spam.
Acredita ele que, ao deletar os e-mails indesejados, as tarefas a serem
cumpridas no dia irão se tornar mais leves. “Agora sim, o dia começa perfeito!”
– ele pensa.
Crie
conflitos entre eles para criar tensão e interesse.
Usando o
exemplo acima, nosso personagem pode perder o sinal da internet; ou derramar o
café no chão – o que alteraria o seu dia; ou um vizinho pode tocar à sua porta
pedindo algo esquisito; uma carta anônima pode ser colocada debaixo da porta,
cuja mensagem é: “A papelada da sua herança saiu, mas para isso você terá que
passar 15 dias limpando a casa da sua avó, não, não é essa casa na capital, é
uma pequena cabana abandonada por ela, dentro da floresta amazônica, sem
energia elétrica”; um passarinho (ou outro animal) entrar pela janela da sala e sujar o chão e/ou desordenar o ambiente; etc.
2. Elabore um enredo envolvente:
Inicie com um gancho poderoso
para prender a atenção.
Sugestão, lembre-se, é apenas
uma sugestão – comece os capítulos com ação e evite descrições longas e exaustivamente
detalhadas (a não ser que essa descrição seja MUITO importante para o enredo).
Mantenha um ritmo dinâmico com
reviravoltas surpreendentes, que são os mundialmente conhecidos como “plot
twist” ou peripécias.
Voltando ao exemplo acima, a
primeira tensão e reviravolta acontece após nosso personagem ler a carta...
Imagine só, ele todo organizado e limpinho, ter que passar 15 dias dentro da
floresta e sem energia elétrica, numa casa abandonada onde, e, inclusive, deve
estar extremamente suja pelo abandono?
Preserve o suspense até o
desfecho.
3. Use uma linguagem rica e descritiva:
Escolha palavras que ressaltem imagens vívidas na mente do leitor, para
isso, logo abaixo, você terá exemplos de verbos e adjetivos descritivos. Claro,
está... Não abuse, não exagere, está bem?
Use verbos que evoquem...
Ação: Correr, pular, dançar, lutar, caminhar, escalar, girar, deslizar,
mergulhar, tatear, ajudar, trabalhar, construir, pintar, ler, transportar,
extrair, etc.
Percepção: ver, ouvir e sentir, analisar, examinar, etc.
Fala: gritar, sussurrar, balbuciar, argumentar, etc.
Causativos: Convencer, obrigar, fazer, deixar, mandar, levar, etc.
Emoção e Sentimentos: chorar, rir, entristecer, aclamar, enfurecer,
sofrer, encantar, admirar, lamentar, desejar, abominar, temer, recear,
apreciar, desvalorizar, aceitar, etc.
Pensamento: imaginar, ponderar, refletir, sonhar, lembrar, esquecer,
etc.
Varie o ritmo e a estrutura das frases para manter a narrativa
estimulante.
Por exemplo: altere frases curtas com frases mais longas e sempre que
possível (atualmente) evite parágrafos longos demais.
Incorpore figuras de linguagem, como metáforas e personificações, para
enriquecer o texto.
Veja: “ele tem um coração de pedra”; “ela soltou um olhar gélido”; “ela
vivia flutuando e não sabia”; “naquele momento, seu coração tornou-se cinza” –
pela perda, tristeza; “aquelas lágrimas de crocodilo salgavam a sua
hipocrisia”, etc.
4. Leia muito:
Explore trabalhos e
gêneros de diferentes autores para se inspirar.
Analise a construção de personagens, o enredo e a linguagem em
diferentes obras.
Aprenda
com os mestres e aplique essas informações à sua escrita.
Lembre-se: um olho na leitura, um olho na escrita, os dois olhos na vida. O que
eu quero dizer com isso?
Essa
frase é uma metáfora que sugere sobre a importância de equilibrar diferentes
aspectos da vida, representados pela leitura, pela escrita e pela conexão e
socialização que a vida traz, sem isso (apesar de que, não sou uma pessoa
generalista e sempre questiono verdades absolutas) torna-se mais complicado
produzir uma boa obra literária.
5. Pratique:
Escreva todos os dias, mesmo que seja apenas por alguns minutos.
Participe de oficinas de escrita e cursos para aprimorar suas
habilidades, se possível, contrate uma mentoria literária.
Importante: escrever é um processo que exige tempo, prática e
persistência. Siga em frente, surpreenda-se!
6. Divirta-se
Escrever deve ser uma atividade
prazerosa e gratificante.
Se você não estiver se
divertindo, é provável que isso se reflita na sua escrita.
Relaxe, deixe sua criatividade fluir e
aproveite cada etapa do processo!
7. Revise e edite seu trabalho:
Leia seu texto em voz alta para
identificar erros e ajustar o ritmo.
Peça a outras pessoas para lerem
seu texto e darem feedback; primeiro, você pode pedir para familiares e amigos;
depois, o leitor beta irá apenas oferecer apreciações mais simples, tipo,
“gostei”, “não gostei”, “está, confuso, apressado”, “enredo arrastado”; a
leitura sensível irá apontar trechos e palavras que não devem ser usados por
afetarem os grupos minoritários; a leitura crítica fará um trabalho de análise
mais profunda de todo o livro e com viés editorial.
Revise novamente e edite seu
livro.
Dica extra:
Sobre dicionários legais
Dicionário de sinônimos para evitar repetições.
Dicionário etimológico para enriquecer o texto.
Dicionário de palavras relacionadas e análogas para estimular a
criatividade
https://www.aulete.com.br/analogico
https://dicionariocriativo.com.br/
https://oficinadeescritores.com.br/IdeiasAfins/indice/letra_a.html
(Role a página até o fim para ir para a letra seguinte)
Olá, eu sou Clene Salles, Ghost Writer, Copydesk, Tradutora, presto Mentoria Literária para Autores/as Iniciantes.
Eu Ajudo Você a Escrever o Seu Livro
Orçamento?
WhatsApp +55 11 976944114
E-mail: clenesalles@gmail.com
Palestras/Aulas:
“Eu quero escrever um livro... E agora?”
Quero escrever um livro e não sei por onde
começar... O que eu faço? O que é um Livro? O que é um E-book? Por que é
importante ler? Por que é importante escrever? Como desenvolver a fluência na
escrita? Qual o período do dia em que nós nos encontramos mais criativos? Quais
os tipos e gêneros de leitura mais procurados?
Essas e outras perguntas serão respondidas nesta
Palestra/Aula “Eu quero escrever um livro... E agora?”
“Costurando fragmentos, escrevendo biografias”
A palestra visa abordar a importância de registrar
a própria história, interconectando de maneira inteligente e divertida os
"capítulos" da história que carregamos e que, assim, podemos deixar
como herança e inspiração., incentivando a autoexpressão.
Através da trajetória profissional na escrita de
livros e biografias, a palestrante pretende inspirar e motivar outras pessoas a
embarcarem nessa jornada transformadora. Compartilhará dicas e ferramentas para
escrever uma biografia autêntica e envolvente, desde a pesquisa e organização
da narrativa até a escolha do tom e estilo da escrita. Abordará, também, os
desafios e as recompensas de revisitar a história de vida pessoal, além de
oferecer insights positivos sobre como somos e como cada um de nós, de maneira
direta ou indireta, estamos interconectados com tudo e todos – mesmo que não
tenhamos consciência disso.
Indicações de outros profissionais (excelentes!) que também ajudam (muito!) para que você publique o seu livro:
Tradução Inglês/Português, Roteirista de HQ
Júlio de Andrade Filho
WhatsApp: +55 11 994032617
Capa, Diagramação
Sidney Guerra
https://www.sguerra.com.br/sidney-guerra/
Leitura Crítica, Edição
Laura Bacellar
Laurabacellar@escrevaseulivro.com.br
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