Salve o Gato - Save the Cat
Retomando à estrutura apresentada por Snyder, é possível ver como cada um dos 15 "beats" (sugeridos na estrutura Save the Cat) contribuem para a construção de uma narrativa sólida e emocionalmente envolvente.
Ato 1
1 Imagem DE ABERTURA:
(Corresponde aprox. à 1ª página do
roteiro)
0%-1%
Abertura, Tom e Gênero da história
É a imagem inicial do filme, o
primeiro contato do espectador com a história que vai começar. Esta imagem irá
definir quem é o protagonista (onde está), o tom, o clima e o estilo do filme.
Uma boa sugestão é que o
protagonista “converse” com alguém, ou comunique o seu desejo, conflito ou
problema.
Geralmente, o último beat (item
15) se relaciona diretamente com a imagem de abertura como um espelho, e a
conexão entre elas cria um equilíbrio na história.
É aqui que o escritor precisa
caprichar – não que ele não deva caprichar no todo -, mas é aqui que o
escritor/a deve convencer que a história é boa, interessante.
2 DECLARAÇÃO DO TEMA:
(Corresponde aprox. à 5ª página do
roteiro)
5%
Tema inicial
Questão central que será
explorada
Aproximadamente na página 5 do
roteiro, ou seja, durante o set up (item 3), algum personagem faz uma
declaração ou pergunta que define a premissa temática da obra, e que terá uma
grande repercussão no final do filme.
De início, o protagonista não a
entende, pois, para isso, precisa passar por uma transformação.
3 SET UP:
(Corresponde aprox. às páginas 1-10 do roteiro)
1%-10%
Set up: Apresenta o protagonista
e seu mundo atual, incluindo suas motivações e as relações com outros
personagens.
Em geral, as primeiras 10 páginas
são utilizadas para a introdução do mundo e dos personagens.
Este é o momento em que a
situação inicial é apresentada, assim como as falhas, personalidades e
motivações de todos os personagens principais, inclusive do vilão. O que o
protagonista faz? Quais suas forças e fraquezas? Como vive?
Equivalente ao “mundo comum” na
jornada do herói, o set up é extremamente importante, uma vez que é durante
essas 10 primeiras páginas que você deve prender a atenção do espectador e
cativá-lo com a obra.
Blake Snyder chama este momento,
e o primeiro ato de forma geral, de tese.
4 O CATALISADOR:
(Corresponde aprox. à página 12)
10%
Catalisador: Um evento que inicia
a jornada do protagonista, forçando-o a agir.
Também chamado de incidente
inicial, ou incidente incitante, é o evento que dá o impulso inicial da trama,
direcionando o protagonista ruma à sua aventura. Ele é arrancado do mundano.
5 O DEBATE:
10%-20%
(Corresponde aprox. às páginas 12-15)
Debate: O protagonista pondera
sobre a aventura que está prestes a embarcar, questionando suas decisões.
Entre as páginas 12 e 15, mas se
estendendo até o fim do primeiro ato (item 6).
É possível relacionar o beat do
debate aos beats da “recusa do chamado” e “consulta com o mentor” da jornada do
herói.
Ou seja, após o impulso inicial
do catalisador, o protagonista pondera se deve ou não encarar essa aventura, de
que forma, quais as consequências, e ao mesmo tempo receber conselhos e
incentivos (ou não) dos demais personagens.
O debate persiste até o
protagonista tomar uma decisão.
Ato 2
6 QUEBRA DO PRIMEIRO ATO:
(Corresponde aprox. à página 25)
20%
Quebra de entrada ao Ato 2
O momento em que o protagonista
decide aceitar o chamado e se aventura em um novo mundo.
É quando o mundo comum do
protagonista fica para trás após sua decisão, momento em que ele/ela inicia sua
jornada em um mundo completamente diferente do que conhece.
A quebra do primeiro ato é um
importante momento de transição com o início da aventura. Blake Snyder se
refere ao segundo ato como antítese.
7 TRAMA PARALELA:
(Corresponde aprox. à página 30)
22%
Trama B ou Trama Paralela:
Introdução de subtramas que complementam a história principal, frequentemente
envolvendo novos personagens.
A maioria das histórias tem
diversos “plots”, e este é o momento de desenvolver o plot B do seu roteiro.
Geralmente, o plot B é uma
história de amor, mas não necessariamente um amor romântico, podendo ser uma
relação de amizade, a própria relação de mentoria entre o protagonista e seu
mentor, alguma relação familiar, pet ou até mesmo um objeto de transição, por exemplo, um livro.
Também é o momento de introdução
de novos personagens e conflitos, se for o caso.
Plot - reviravolta.
8 JOGOS E DIVERSÃO:
(Corresponde aprox. às páginas 30-35)
20%-50%
Diversão e Jogos: O protagonista
explora suas novas habilidades e o novo mundo, proporcionando momentos de
leveza e diversão.
Como o próprio nome deste beat
sugere, é hora de explorar todas aquelas ideias de ação e aventura propriamente
ditas.
Aqui, teremos o protagonista
explorando seu novo mundo, e entretendo o público.
É a promessa da premissa, segundo
Snyder, o cartaz do seu filme.
A depender do gênero da sua
história, este será o momento, por exemplo, dos enigmas, investigações e
intrigas, a aventura em si, como o treinamento de Neo em Matrix.
9 MIDPOINT:
50%
(Corresponde aprox. à página 55)
Meio: Um ponto crucial onde ocorre uma reviravolta significativa, levando a um
aumento dos riscos para o protagonista.
O midpoint marca a divisão das
duas partes de um filme.
É o momento em que sua história e
a aventura do protagonista mudam de direção: se tudo estava fácil, agora passa
a ser difícil, e as dificuldades e problemas do protagonista se tornam sérias e
urgentes.
No midpoint, acontece uma das
seguintes coisas: ou o protagonista perde tudo o que tinha (falsa derrota), ou
ganha tudo aquilo que acredita desejar (falsa vitória).
Mais do que isso, é o momento em
que um prazo é estipulado (o relógio começa a correr), as apostas e riscos são
mais altos, ou há o tão esperado beijo entre o casal principal.
10 VILÕES FECHAM O CERCO:
50%-75%
(Corresponde aprox. às páginas 55-75)
Inimigos se Aproximam: As forças
antagonistas começam a se manifestar, complicando a situação do herói.
Este é o ponto do roteiro no qual
os vilões atacam o protagonista com mais força.
Na maioria das tramas, não só os
vilões caem matando em cima do herói, como ele próprio pode vir a se prejudicar
de alguma forma.
Além disso, é o momento em que
questões internas, dúvidas e divergências, acabam desintegrando o grupo de
aliados do próprio herói.
Ato 3
11 TUDO ESTÁ PERDIDO:
75%
(Corresponde aprox. à página 75)
Tudo Está Perdido: O ponto mais
baixo da narrativa, onde o protagonista enfrenta uma grande perda ou crise.
“E agora? Como ele vai sair dessa?” É esta a sensação que o espectador deve ter
nesse beat.
De acordo com Snyder, é o momento
da “morte”.
Aqui, o casal se separa, o herói
é capturado, alguém é exposto ou cai em uma armadilha.
Tudo isso culmina no ápice das
coisas negativas que poderiam acontecer e, é neste momento em que a forma como
o protagonista pensava durante todo o filme muda, ocorre a morte de ideias
velhas.
É o momento de transformação de
ideais que ajudará no renascimento do protagonista, agora transformado.
12 A NOITE ESCURA DA ALMA:
75%-80%
(Corresponde aprox. às páginas 75-85)
A Noite Escura da Alma: Um
momento de reflexão profunda do protagonista sobre suas perdas e desafios.
“Agora que estou morto, o que
faço sobre isso?”
O protagonista ainda está decidindo quem é e o que fará a seguir, está lamentando tudo que perdeu, o que significa e as consequências dessa perda.
A cena pode ter 5 segundos ou 5
minutos, mas é importante para que o tema do filme ou da narrativa que está sendo escrita seja retomado, pois agora o
protagonista entende aquela declaração inicial que antes não fazia sentido
(item 2).
Este é o momento em que o
protagonista precisa encontrar forças para a superação.
13 QUEBRA DO SEGUNDO ATO:
80%
(Corresponde aprox. à página 85)
Quebra do Segundo Ato e Entrada
ao Ato 3: O herói encontra forças para recomeçar após a crise, compreendendo
seu propósito.
Início do que Blake Snyder chama
de síntese.
Em razão de todos os
acontecimentos até aqui, surge uma solução que costuma partir do plot B.
Ou seja, é o momento no qual os
plots se encontram e a trama paralela (plot B) ajuda na solução da trama
principal (plot A).
Snyder costumava dizer que aqui o
protagonista “acorda” e agora sabe o que deve fazer, falta apenas colocar o
plano em ação.
14 FINALE:
80%-99%
(Corresponde aprox. à página 85-110)
Finale: O clímax da história,
onde o protagonista confronta seus inimigos e aplica as lições aprendidas ao
longo da jornada.
O plano é colocado em prática,
assim como todas as lições aprendidas pelo protagonista no caminho.
Nestas últimas páginas,
encontramos o clímax do filme e a batalha principal.
É durante este finale que toda a
situação apresentada anteriormente é resolvida, os vilões são derrotados, o
protagonista conquista o coração da garota e passa por sua evolução final,
construindo um novo mundo.
Ou seja, na beat sheet proposta por Snyder, ao contrário do que
pode parecer em razão do nome, finale não é o momento final do filme, ou a
última cena que vemos, e sim todo o processo de resolução da história.
15 IMAGEM FINAL:
99%-100%
(Corresponde aprox. à página 110)
Imagem Final: A cena que encerra a narrativa, mostrando a transformação do
protagonista e o novo equilíbrio alcançado.
Conforme mencionado na imagem
inicial (item 1), a imagem final é seu espelho, traduzindo o exato oposto do
que aquela primeira imagem mostrava. Agora, o protagonista já passou pela transformação
durante a história e, consequentemente, seu mundo e cotidiano também.
A imagem final é tão importante
quanto a inicial, pois, enquanto a inicial é a primeira impressão do seu
espectador, a final é a última, representando o final tanto da história como do
arco do seu protagonista.
Glossário:
Beat – Unidade de ação, mudança
de comportamento seja na ação ou reação.
Plot – Pontos de virada,
reviravoltas, peripécias
Beat sheet – Lista de eventos,
encadeamento dos grandes eventos do roteiro/livro, mudanças internas e externas
dos personagens principais.
Lembretes:
Elaborar o arco do protagonista
(e do vilão também); se houver um personagem secundário importante, vale cuidar
do arco dele/dela também, ou seja, mudanças graduais em escala na transformação
da personalidade.
Se puder, antes de tudo, escrever
um resumo de toda a história – também irá ajudar a não se perder no roteiro. Não
precisa ser um resumo grande – lembre-se que o objetivo deste resumo é
nortear-se.
É apenas uma sugestão, não é
preciso necessariamente seguir à risca, veja se você se sente bem trabalhando dessa
forma, está bem? E claro está: não existe fórmula mágica para escrever uma história, nem um sistema 100%
perfeito – tudo está susceptível à variações e possibilidades que são quase
infinitas.
Escreva conforme o ritmo do seu coração, alinhe sua alma com sua narrativa. Afinal, temos que escrever com o
coração (mesmo que seja um romance de terror, eh, eh, eh).
Assista o vídeo no YouTube
Canal Escreva Seu Livro - Laura Bacellar e Sidney Guerra
SALVE O GATO: O Sistema de
Estruturar Histórias - Live 185
https://www.youtube.com/watch?v=__MJG1XxRDo
Livros que seguem a estrutura Save The Cat
O Estranho Misterioso, Mark Twain; O anjo perdido, Javier Sierra; O fantasma, Robert Harris, etc.
Filmes
Quase todos da Disney, principalmente Rei Leão, Moana, Encanto, Cinderela, Pinóquio, Divertidamente, Viva, a Vida é Uma Festa; Tomates verdes fritos; Era Uma Vez Um Gênio, Sexto sentido, etc.
Tão logo eu tenha mais sugestões de filmes e livros, continuarei postando aqui.
😁😀😃
Olá!
Se você é um escritor iniciante e gostaria de explorar mais formas de melhorar sua escrita, eu posso ajudar!
Meu nome é Clene Salles, sou Ghost Writer, Escritora, Tradutora e Copydesk, e também ofereço Mentoria Literária para quem deseja começar ou aprimorar seu livro. Vamos dar vida às suas ideias?
📲 Entre em contato comigo pelo WhatsApp: 11 97694-4114
E-mail: clenesalles@gmail.com
Eu Ajudo Você a Escrever o Seu
Livro! 📚✨
SuperIndicações de outros profissionais (excelentes!) que também ajudam (muito!) para que você publique o seu livro:
Tradução Inglês/Português, Roteiro de HQ
Júlio de Andrade Filho
WhatsApp: +55 11 994032617 / E-mail: jandradefilho@gmail.com
Capa, Diagramação, Documentação do livro, Publicação E-book e Impressa
Sidney Guerra
https://www.sguerra.com.br/sidney-guerra/
Leitura Crítica, Edição, Mentoria para autores de não ficção
Laura Bacellar
Laurabacellar@escrevaseulivro.com.br
Fontes:
https://institutodecinema.com.br/mais/conteudo/roteiro-voce-conhece-a-tecnica-save-the-cat
https://www.tertulianarrativa.com.br/beatsheetdeblakesnyder
https://medium.com/@laelleafar/modelo-de-estrutura-narrativa-o-blake-snyder-beat-sheet-6d45c5ae5aaf
https://adrianoo.com/save-the-cat-resumo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário