sábado, 2 de novembro de 2024

Salve o Gato - Save the Cat

Salve o Gato - Save the Cat

Existem diversas fontes em português que exploram a técnica "Save the Cat", criada por Blake Snyder. Trata-se de uma metodologia amplamente utilizada para estruturar roteiros e histórias, adaptável a qualquer gênero. 

Embora tenha sido originalmente desenvolvida para o cinema, essa técnica também se mostra bastante eficaz na escrita de romances de qualquer gênero e categoria literária.

A técnica "Save the Cat" se popularizou após o lançamento do livro homônimo em 2005. Ela é baseada em uma "beat sheet" composta por 15 etapas essenciais que ajudam a guiar a narrativa de forma eficaz – ou seja, de maneira a tocar as emoções humanas e causar um impacto duradouro no público. 

O nome “Save the Cat” remete à ideia de que os heróis devem realizar uma ação simpática, como salvar um gato, para conquistar a empatia do público.

Esse método funciona como um roteiro a ser seguido, seja para um filme, seja para um livro.

Estrutura da Metodologia

A metodologia de Snyder é dividida em três atos (*), cada um contendo pontos específicos (ou "beats") que devem ser abordados. Aqui estão alguns dos principais beats:
Aqui uma pequena pausa para explicar os 3 atos :) 
Em seguida, retomamos Salve o Gato e suas diretrizes. 

(*) Três atos:
Ato 1 – Apresentação/Configuração: mostra o(s) mundo(s) dos personagens, com destaque para os pontos fortes e fracos do protagonista e dos personagens secundários. É onde são apresentados o desafio e as crises iniciais do protagonista.
Ato 2 – Confronto: neste ato, surgem alianças, inimizades e desventuras, além da apresentação do antagonista ou vilão.
Ato 3 – Final: resolução das tramas e dos conflitos, levando ao desfecho da história.










Retomando à estrutura apresentada por Snyder, é possível ver como cada um dos 15 "beats" (sugeridos na estrutura Save the Cat) contribuem para a construção de uma narrativa sólida e emocionalmente envolvente.







Ato 1

Imagem DE ABERTURA:

(Corresponde aprox. à 1ª página do roteiro)

0%-1%

Abertura, Tom e Gênero da história

É a imagem inicial do filme, o primeiro contato do espectador com a história que vai começar. Esta imagem irá definir quem é o protagonista (onde está), o tom, o clima e o estilo do filme.

Uma boa sugestão é que o protagonista “converse” com alguém, ou comunique o seu desejo, conflito ou problema.

Geralmente, o último beat (item 15) se relaciona diretamente com a imagem de abertura como um espelho, e a conexão entre elas cria um equilíbrio na história.

É aqui que o escritor precisa caprichar – não que ele não deva caprichar no todo -, mas é aqui que o escritor/a deve convencer que a história é boa, interessante.

 


 2    DECLARAÇÃO DO TEMA:

(Corresponde aprox. à 5ª página do roteiro)

5%

Tema inicial

Questão central que será explorada

Aproximadamente na página 5 do roteiro, ou seja, durante o set up (item 3), algum personagem faz uma declaração ou pergunta que define a premissa temática da obra, e que terá uma grande repercussão no final do filme.

De início, o protagonista não a entende, pois, para isso, precisa passar por uma transformação. 



  SET UP:

(Corresponde aprox. às páginas 1-10 do roteiro)

1%-10%

Set up: Apresenta o protagonista e seu mundo atual, incluindo suas motivações e as relações com outros personagens.

Em geral, as primeiras 10 páginas são utilizadas para a introdução do mundo e dos personagens.

Este é o momento em que a situação inicial é apresentada, assim como as falhas, personalidades e motivações de todos os personagens principais, inclusive do vilão. O que o protagonista faz? Quais suas forças e fraquezas? Como vive?

Equivalente ao “mundo comum” na jornada do herói, o set up é extremamente importante, uma vez que é durante essas 10 primeiras páginas que você deve prender a atenção do espectador e cativá-lo com a obra.

Blake Snyder chama este momento, e o primeiro ato de forma geral, de tese.



 O CATALISADOR:

(Corresponde aprox. à página 12)

10%

Catalisador: Um evento que inicia a jornada do protagonista, forçando-o a agir.

Também chamado de incidente inicial, ou incidente incitante, é o evento que dá o impulso inicial da trama, direcionando o protagonista ruma à sua aventura. Ele é arrancado do mundano.

 


 O DEBATE:

10%-20%

(Corresponde aprox. às páginas 12-15)

Debate: O protagonista pondera sobre a aventura que está prestes a embarcar, questionando suas decisões.

Entre as páginas 12 e 15, mas se estendendo até o fim do primeiro ato (item 6).

É possível relacionar o beat do debate aos beats da “recusa do chamado” e “consulta com o mentor” da jornada do herói.

Ou seja, após o impulso inicial do catalisador, o protagonista pondera se deve ou não encarar essa aventura, de que forma, quais as consequências, e ao mesmo tempo receber conselhos e incentivos (ou não) dos demais personagens.

O debate persiste até o protagonista tomar uma decisão.

 


Ato 2


QUEBRA DO PRIMEIRO ATO:

(Corresponde aprox. à página 25)

20%


Quebra de entrada ao Ato 2

O momento em que o protagonista decide aceitar o chamado e se aventura em um novo mundo.

É quando o mundo comum do protagonista fica para trás após sua decisão, momento em que ele/ela inicia sua jornada em um mundo completamente diferente do que conhece.

A quebra do primeiro ato é um importante momento de transição com o início da aventura. Blake Snyder se refere ao segundo ato como antítese.



TRAMA PARALELA:

(Corresponde aprox. à página 30)

22%

Trama B ou Trama Paralela: Introdução de subtramas que complementam a história principal, frequentemente envolvendo novos personagens.

A maioria das histórias tem diversos “plots”, e este é o momento de desenvolver o plot B do seu roteiro.

Geralmente, o plot B é uma história de amor, mas não necessariamente um amor romântico, podendo ser uma relação de amizade, a própria relação de mentoria entre o protagonista e seu mentor, alguma relação familiar, pet ou até mesmo um objeto de transição, por exemplo, um livro.

Também é o momento de introdução de novos personagens e conflitos, se for o caso.

Plot - reviravolta. 

 


 8  JOGOS E DIVERSÃO:

(Corresponde aprox. às páginas 30-35)

20%-50%

Diversão e Jogos: O protagonista explora suas novas habilidades e o novo mundo, proporcionando momentos de leveza e diversão.

Como o próprio nome deste beat sugere, é hora de explorar todas aquelas ideias de ação e aventura propriamente ditas.

Aqui, teremos o protagonista explorando seu novo mundo, e entretendo o público.

É a promessa da premissa, segundo Snyder, o cartaz do seu filme.

A depender do gênero da sua história, este será o momento, por exemplo, dos enigmas, investigações e intrigas, a aventura em si, como o treinamento de Neo em Matrix.



MIDPOINT:

50%

(Corresponde aprox. à página 55)


Meio: Um ponto crucial onde ocorre uma reviravolta significativa, levando a um aumento dos riscos para o protagonista.

O midpoint marca a divisão das duas partes de um filme.

É o momento em que sua história e a aventura do protagonista mudam de direção: se tudo estava fácil, agora passa a ser difícil, e as dificuldades e problemas do protagonista se tornam sérias e urgentes.

No midpoint, acontece uma das seguintes coisas: ou o protagonista perde tudo o que tinha (falsa derrota), ou ganha tudo aquilo que acredita desejar (falsa vitória).

Mais do que isso, é o momento em que um prazo é estipulado (o relógio começa a correr), as apostas e riscos são mais altos, ou há o tão esperado beijo entre o casal principal.



10  VILÕES FECHAM O CERCO:

50%-75%

(Corresponde aprox. às páginas 55-75)

Inimigos se Aproximam: As forças antagonistas começam a se manifestar, complicando a situação do herói.

Este é o ponto do roteiro no qual os vilões atacam o protagonista com mais força.

Na maioria das tramas, não só os vilões caem matando em cima do herói, como ele próprio pode vir a se prejudicar de alguma forma.

Além disso, é o momento em que questões internas, dúvidas e divergências, acabam desintegrando o grupo de aliados do próprio herói.

 


Ato 3

11 TUDO ESTÁ PERDIDO:

75%

(Corresponde aprox. à página 75)

Tudo Está Perdido: O ponto mais baixo da narrativa, onde o protagonista enfrenta uma grande perda ou crise.


“E agora? Como ele vai sair dessa?” É esta a sensação que o espectador deve ter nesse beat.

De acordo com Snyder, é o momento da “morte”.

Aqui, o casal se separa, o herói é capturado, alguém é exposto ou cai em uma armadilha.

Tudo isso culmina no ápice das coisas negativas que poderiam acontecer e, é neste momento em que a forma como o protagonista pensava durante todo o filme muda, ocorre a morte de ideias velhas.

É o momento de transformação de ideais que ajudará no renascimento do protagonista, agora transformado.



12 A NOITE ESCURA DA ALMA:

75%-80%

(Corresponde aprox. às páginas 75-85)

A Noite Escura da Alma: Um momento de reflexão profunda do protagonista sobre suas perdas e desafios.

“Agora que estou morto, o que faço sobre isso?”

O protagonista ainda está decidindo quem é e o que fará a seguir, está lamentando tudo que perdeu, o que significa e as consequências dessa perda. 

A cena pode ter 5 segundos ou 5 minutos, mas é importante para que o tema do filme ou da narrativa que está sendo escrita seja retomado, pois agora o protagonista entende aquela declaração inicial que antes não fazia sentido (item 2).

Este é o momento em que o protagonista precisa encontrar forças para a superação.



 

13 QUEBRA DO SEGUNDO ATO:

80%

(Corresponde aprox. à página 85)

Quebra do Segundo Ato e Entrada ao Ato 3: O herói encontra forças para recomeçar após a crise, compreendendo seu propósito.

Início do que Blake Snyder chama de síntese.

Em razão de todos os acontecimentos até aqui, surge uma solução que costuma partir do plot B.

Ou seja, é o momento no qual os plots se encontram e a trama paralela (plot B) ajuda na solução da trama principal (plot A).

Snyder costumava dizer que aqui o protagonista “acorda” e agora sabe o que deve fazer, falta apenas colocar o plano em ação.



14 FINALE:

80%-99%

(Corresponde aprox. à página 85-110)

Finale: O clímax da história, onde o protagonista confronta seus inimigos e aplica as lições aprendidas ao longo da jornada.

O plano é colocado em prática, assim como todas as lições aprendidas pelo protagonista no caminho.

Nestas últimas páginas, encontramos o clímax do filme e a batalha principal.

É durante este finale que toda a situação apresentada anteriormente é resolvida, os vilões são derrotados, o protagonista conquista o coração da garota e passa por sua evolução final, construindo um novo mundo.

Ou seja, na beat sheet proposta por Snyder, ao contrário do que pode parecer em razão do nome, finale não é o momento final do filme, ou a última cena que vemos, e sim todo o processo de resolução da história.



15 IMAGEM FINAL:

99%-100%

(Corresponde aprox. à página 110)


Imagem Final: A cena que encerra a narrativa, mostrando a transformação do protagonista e o novo equilíbrio alcançado.

Conforme mencionado na imagem inicial (item 1), a imagem final é seu espelho, traduzindo o exato oposto do que aquela primeira imagem mostrava. Agora, o protagonista já passou pela transformação durante a história e, consequentemente, seu mundo e cotidiano também.

A imagem final é tão importante quanto a inicial, pois, enquanto a inicial é a primeira impressão do seu espectador, a final é a última, representando o final tanto da história como do arco do seu protagonista. 







Glossário:

Beat – Unidade de ação, mudança de comportamento seja na ação ou reação.

Plot – Pontos de virada, reviravoltas, peripécias

Beat sheet – Lista de eventos, encadeamento dos grandes eventos do roteiro/livro, mudanças internas e externas dos personagens principais.







Lembretes:

Elaborar o arco do protagonista (e do vilão também); se houver um personagem secundário importante, vale cuidar do arco dele/dela também, ou seja, mudanças graduais em escala na transformação da personalidade.

Se puder, antes de tudo, escrever um resumo de toda a história – também irá ajudar a não se perder no roteiro. Não precisa ser um resumo grande – lembre-se que o objetivo deste resumo é nortear-se.

É apenas uma sugestão, não é preciso necessariamente seguir à risca, veja se você se sente bem trabalhando dessa forma, está bem? E claro está: não existe fórmula mágica para escrever uma história, nem um sistema 100% perfeito – tudo está susceptível à variações e possibilidades que são quase infinitas.

Escreva conforme o ritmo do seu coração, alinhe sua alma com sua narrativa. Afinal, temos que escrever com o coração (mesmo que seja um romance de terror, eh, eh, eh).

 

Assista o vídeo no YouTube

Canal Escreva Seu Livro - Laura Bacellar e Sidney Guerra

SALVE O GATO: O Sistema de Estruturar Histórias - Live 185

https://www.youtube.com/watch?v=__MJG1XxRDo





Livros que seguem a estrutura Save The Cat

O Estranho Misterioso, Mark Twain; O anjo perdido, Javier Sierra; O fantasma, Robert Harris, etc. 

Filmes

Quase todos da Disney, principalmente Rei Leão, Moana, Encanto, Cinderela, Pinóquio, Divertidamente, Viva, a Vida é Uma Festa; Tomates verdes fritos; Era Uma Vez Um Gênio, Sexto sentido, etc. 

Tão logo eu tenha mais sugestões de filmes e livros, continuarei postando aqui.

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Fontes:

https://institutodecinema.com.br/mais/conteudo/roteiro-voce-conhece-a-tecnica-save-the-cat 

https://www.tertulianarrativa.com.br/beatsheetdeblakesnyder 

https://medium.com/@laelleafar/modelo-de-estrutura-narrativa-o-blake-snyder-beat-sheet-6d45c5ae5aaf

https://adrianoo.com/save-the-cat-resumo/



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