quinta-feira, 18 de abril de 2024

Costurando Fragmentos, Escrevendo Biografias


A palestra/aula, "Costurando fragmentos, escrevendo biografias", tem como propósito abordar a importância de registrar a própria história (autobiografia) ou de terceiros (biografia) interconectando de maneira inteligente e divertida os “capítulos” das histórias que podem transmitir importantes elementos de conhecimento, evolução pessoal, superação, resiliência, informações relevantes no campo profissional ou estudos, etc. 

Na palestra, compartilharei dicas e ferramentas para escrever uma biografia autêntica e envolvente, desde a pesquisa e organização da narrativa até a escolha do tom e estilo da escrita. Abordarei também os desafios e as recompensas de revisitar a história de vida pessoal, além de oferecer insights positivos sobre como somos; como cada um de nós, de maneira direta ou indireta, estamos interconectados com tudo e todos – mesmo que não tenhamos consciência disso.

Acredito que a palestra "Costurando fragmentos, escrevendo biografias" será uma oportunidade enriquecedora para todos os participantes, despertando a reflexão sobre a importância do registro das memórias e da autoexpressão.


Você pode optar por escrever uma biografia, autobiografia ou autoficção. O que difere uma da outra? 

Biografia: é a narrativa da história de vida de uma pessoa, escrita por outra, desde o nascimento até quando não esteja mais entre nós, incluindo fatos importantes, conquistas e desafios. Isso não quer dizer que não se possa escrever uma biografia de uma pessoa viva – o que também pode ser muito interessante. 

Autobiografia: aqui a narrativa acontece sobre a vida de uma pessoa escrita por ela mesma, em primeira pessoa, contando sua história, experiências, percepções, reflexões, seus avanços, obstáculos, desafios, embaraços, etc. 

Autoficção: em geral o autor segue o estilo literário de um romance; poderá decidir se escreverá em primeira ou terceira pessoa; irá mesclar elementos da realidade de sua vida pessoal com ficção, usando sua inventividade, criatividade – não apenas para si mesmo, mas também para os personagens secundários. 

Dicas básicas para iniciar sua biografia, autobiografia, autoficção

1. Biografia: 

Defina o objetivo: homenagem, inspiração, referencial, etc.

2. Autobiografia:

Defina o objetivo: Compartilhamento de experiências, legado, superação, etc.

3. Autoficção:

Defina o objetivo: Entretenimento, Romance de Cura, Ficção

4. Público-alvo 

Irá ajudá-lo/la a caracterizar o estilo da escrita. 

5. Estrutura:

Você escreverá sobre qual período da sua vida? Infância, adolescência, vida adulta, casamento, profissão? Ou outro tema? Por onde irá começar?

6. Reúna documentos, fotos, certificados, cartas, livros que marcaram sua vida, diário, entrevistas, vídeos, etc.

7. Pesquisa: a averiguação, exploração e informações podem ser online ou física (por exemplo em livros impressos, bibliotecas, entrevistas, etc.)

Atenção!

Lembre-se sempre de consultar fontes confiáveis; peça autorização por escrito das pessoas que você mencionar na sua obra; não desonre, nem difame nenhuma pessoa, evento ou marca.

8. Crie um esboço num caderno ou abra um documento no Word somente para isso; na minha percepção, eu ainda prefiro que seja no papel. 

9. Texto: biografia - na terceira pessoa; autobiografia - na primeira pessoa do singular.

10. Em qualquer das opções, biografia, autobiografia e/ou autoficção é importante: criar textos com imagens vívidas, personagens marcantes, exposição de conflitos, reflexões, crie diálogos, etc.

11. Terminado, faça edição e revisão, e, em seguida entregue a obra para que outras pessoas possam fazer a primeira avaliação: pode ser amigos, conhecidos, pessoas que curtam o tema.

12. Com as observações em mãos, faça as alterações sugeridas.

13. Certifique que as imagens usadas estejam em boa resolução para a impressão do seu livro.

14. Procure um profissional que faça leitura crítica; verifique as orientações e sugestões e faça outra revisão, ou solicite um profissional que faça copydesk e revisão.

15. Capriche na resenha, bem como no texto de quarta capa. 

15. Defina o formato: impresso ou e-book.

16. Divulgue sua obra em sites, redes sociais, revistas, bibliotecas.

17. A vantagem de abraçar um tema específico é que você como autor/a pode pedir para participar de eventos temáticos afins. Vamos imaginar que sua obra tem relação com ecologia, então, esteja presente em reuniões e eventos que abordem o tema e correlatos (por exemplo, reciclagem) e apresente seu livro. 


Espero ter ajudado!

Essa informação foi útil para você?


Gostaria de ter aulas particulares ou em grupo sobre biografia, autobiografia ou autoficção? 

WhatsApp: + 55 11 976944114 

E-mail: clenesalles@gmail.com

Redes Sociais:

Instagram: @editorialclenesalles @clenesalles

Facebook: @clenesalles @editorialclenesalles

LinkedIn: @clenesalles 








Indicações de outros profissionais tudo de excelentes, que também irão lhe ajudam (muito!) para que você publique o seu livro:


Tradução Inglês/Português, Edição de Textos, Roteirista de HQ

Júlio de Andrade Filho

WhatsApp: +55 11 994032617



Capa, Diagramação, Documentação do Livro 

Sidney Guerra

https://www.sguerra.com.br/sidney-guerra/



Leitura Crítica, Edição, Mentoria para Livros de Não ficção

Laura Bacellar

Laurabacellar@escrevaseulivro.com.br 


Marisa Moura

Agente Literária / Obras sob tutela

WhatsApp: 11 31293900




Com gratidão pela arte da escrita, um abraço literário, até breve!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunchi - Habilidade de Perceber Com Profundidade Ambientes e Pessoas

  ✨ Você já ouviu falar de "Nunchi"? ✨ 🌸 De origem coreana, Nunchi é uma paralinguagem que vai muito além das palavras, signifi...