segunda-feira, 25 de março de 2024

Tike - Sorte, Acaso

Tique, Tyche, Tike, "Sorte", "Acaso" grego antigo, equivalente romano: Fortuna - era a divindade tutelar daquele mandatário ou região, enviando fortuna e a prosperidade para uma cidade, alterando o seu destino. Na mitologia romana é conhecida como Deusa Fortuna.

Na mitologia grega clássica, ela é filha de Afrodite e Zeus ou em outras versões com Hermes.

O historiador grego Políbio acreditava que, quando as causas de eventos como enchentes, secas, geadas ou mesmo desordens na política não podem ser descobertas, podem ser atribuídas a Tyche.

Cada vez mais, durante o período helenístico, as cidades reverenciavam seus próprios Tychai, versões icônicas específicas do Tyche original. Essa prática continuou na iconografia da arte romana, mesmo no período cristão, muitas vezes como conjuntos das maiores cidades do império.

Na literatura, Tyche pode ter várias genealogias, como a filha de Hermes e Afrodite, ou considerada uma das Oceanidas, filha de Oceanus e Tétis, ou de Zeus. Ela era parente de Nemesis (justiça retributiva) e Agathos Daimon / Daemon (“bom espírito”).

Como filha de Zeus, teria arrecado sua carga "genética" como uma divindade associada com a fartura e abundância; no caso que seja filha de Hermes, também faz bastante sentido, pois a palavra (escrita ou falada) pode mudar nosso destino e nos fazer deparar com os "acasos".

Ela às vezes é nomeada em homenagem à mãe de Plutus / Pluto, o deus da riqueza; no entanto, na maioria das versões, ele (Pluto) é filho de Deméter e Iasion.

Estambul - Museo archeol.  - Tyche e Plutone - sec.  II dC - Foto G. Dall'Orto 28-5-2006.jpgAttribution, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=884390


Tyche era reverenciada com exclusividade em Itanos, em Creta, como Tyche Protogeneia, ligada à Protogeneia ateniense (“primogênita”), filha de Erechtheus, cujo autossacrifício salvou a cidade. Em Alexandria, o Tychaeon, o templo grego de Tyche, foi descrito por Libanius como um dos mais magníficos de todo o mundo helenístico.

Stylianos Spyridacis expressou concisamente o apelo de Tyche / Tique em um mundo helenístico de violência arbitrária e contratempos sem sentido: “Nos anos turbulentos de Epigoni de Alexandre, a consciência da instabilidade dos assuntos humanos levou as pessoas a acreditarem que Tyche / Tique, a senhora cega da Fortuna, governava a humanidade com uma inconstância isso explicava as vicissitudes da época.“

Na arte greco-romana e medieval, Tykhe / Tique foi retratada usando uma coroa e carregando uma cornucópia (chifre da abundância), um icônico governamental (leme de navio) e a roda da fortuna, ou ela pode estar no leme, presidindo o conjunto do círculo do destino.

A constelação de Virgem é por vezes identificada como sendo a figura celestial de Tyche, bem como de outras deusas como Deméter e Astraea.

Afinal de contas, o que é sorte?

A sorte é um conceito, é bem amplo e no fundo, sempre é complicado afirmar se a sorte é boa ou má. Porém, sorte é aquilo que descreve eventos ou circunstâncias que ocorrem de forma inexplicável, ao acaso, muitas vezes sem controle direto ou previsão.

Ela está associada à aleatoriedade e à probabilidade. Para algumas pessoas, sorte pode significar uma série de eventos positivos que acontecem em suas vidas, enquanto para outras pode ser vista como a ausência de eventos negativos. A sorte pode ser percebida de maneiras diferentes por diferentes culturas e indivíduos, e muitas vezes é uma mistura complexa de intuição, oportunidades, preparação e circunstâncias externas.


Você sabia que estudar mitologia (seja qual for a região do planeta) ajuda na inspiração para escrever contos e romances? Sempre que você tiver um tempinho (conselho meu) estude sobre esse tema - tenho certeza que irá lhe ajudar muito no momento de elaborar sua obra.


Olá, eu sou Clene Salles, Ghost Writer, Copydesk, Tradutora

Dou aulas particulares ou em grupo: "Eu quero escrever um livro... E agora?" - passos iniciais para escrever um livro; "Costurando fragmentos, escrevendo biografias" - sugestões para escrever biografias, autobiografias e autoficção; "Eros e Psiquê - o arquétipo do amor" - um ajuda para quem quer escrever um romance romântico ou como instrumento de autoconhecimento. 

Redes sociais:

Facebook: @clenesalles @editorialclenesalles

Instagram: @clene.salles @editorialclenesalles

LinkedIn: @clenesalles

WhatsApp: +55 11 9769441144


Redes Sociais

Facebook: @clenesalles @editorialclenesalles 

Instagram: @clene.salles @editorialclenesalles

LinkedIn: @clenesalles

Contato

WhatsApp: +55 11 976944114

E-mail: clenesalles@gmail.com




Indicações de outros profissionais tudo de excelentes, que também irão lhe ajudam (muito!) para que você publique o seu livro:

Júlio de Andrade Filho

Tradução Inglês/Português, Edição de Textos, Roteirista de HQ

WhatsApp: +55 11 994032617


Sidney Guerra

Capa, Diagramação e Documentação do Livro, Cursos

https://www.escrevaseulivro.com.br/


Laura Bacellar

Leitura Crítica, Edição, Mentoria para Livros de Não ficção

Laurabacellar@escrevaseulivro.com.br 


Marisa Moura

Agente Literária / Obras sob tutela

WhatsApp: 11 3193900


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nunchi - Habilidade de Perceber Com Profundidade Ambientes e Pessoas

  ✨ Você já ouviu falar de "Nunchi"? ✨ 🌸 De origem coreana, Nunchi é uma paralinguagem que vai muito além das palavras, signifi...